.

.

30 agosto 2013

Resenha: Métrica


Autora: Colleen Hoover
Trilogia: Slammed - livro 1
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Ano: 2013
 O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. (Skoob)





  Métrica foi um livro que conseguiu me surpreender muito. Quando comecei a ler, não achei nada de extraordinário mas, com o passar das páginas, comecei a me envolver mais com a trama e os personagens, seus dilemas, decisões e todas as outras coisas da vida que não podem ser mudadas.

 Nesse livro, Layken (Lake), de dezoito anos, perdeu o pai recentemente, e como se não bastasse ter que lidar com o luto, tem que se mudar do único lar que já conheceu, no Texas, para uma casa mas simples no Michigan, por questões financeiras, já que apenas o salário que sua mãe recebe como enfermeira não é o suficiente para as despesas e dívidas que a família tem.

 Ainda no Texas, Lake, diferentemente de seu irmãozinho de nove anos, previa que iria odiar sua nova casa no Michigan, mas ela logo muda de ideia assim que conhece Will Cooper, seu novo vizinho.

 Will parece entendê-la de uma forma que nenhum outro cara jamais entendeu, e logo se forma uma conexão muito forte entre eles. Ele a apresenta à uma de suas paixões, o slam, um tipo de competição em que as pessoas escrevem e leem suas poesias na frente de todos, e é atribuída uma nota para cada participante. Poucos dias ao lado de Will são suficientes para Lake começar a se apaixonar, mas o destino prega mais uma peça em sua vida. Agora precisam escolher: viver esse amor ou se afastarem para sempre.
- E o que é slam?
- É poesia. - Ele sorri para mim. - É disso que gosto.
 Será que ele está falando sério? Um cara que é gato, me faz rir e adora poesia?Acho que estou precisando de um beliscão. Ou não... Vai ver é melhor não acordar.
 Métrica me fez rir, chorar (e como!), sentir raiva, todos esses sentimentos contraditórios e muito mais! E no fim só sei de uma coisa, adorei o livro. Em cada começo de capítulo, a autora colocou um trecho de uma música dos Avett Brothers, grupo de música folk que realmente existe (não me lembro onde, mas li uma resenha em que a pessoa disse que o grupo não existia), até já conferi uns vídeos no YouTube.

 Colleen Hoover conseguiu, com uma narrativa envolvente e rápida, me prender na leitura de uma maneira maravilhosa. E confesso, quando a editora Galera divulgou um banner desse livro com uma frase: Quem gostou de Belo Desastre vai amar Métrica, quase desisti de comprar! Sei que é apenas para atrair leitores, mas fiquei com certo trauma depois que li Belo Desastre, quem leu minha resenha desse livro sabe do que estou falando, mas arrisquei e estou super feliz por não ter deixado de lado Métrica, que de Belo Desastre não tem nada.

 Os personagens são simples, mas adorei todos eles. O livro é narrado por Lake, que é inteligente e muito forte. Will é protetor, divertido e escreve todos os seus sentimentos em forma de poesias. Os amigos da Lake são maravilhosos, Eddie, Gavin e Nick me fizeram rir bastante nas cenas em que eles apareciam, Eddie, apesar do nome, é uma garota e teve um passado bem assustador, mas é super auto astral e logo se tornou melhor amiga da Lake, gostei tanto dela que acharia o máximo um livro com ela e Gavin como protagonistas. Mas que me fez chorar mesmo foi a mãe de Lake e seus conselhos.

 Métrica, primeiro livro da trilogia Slammed, não entrou na minha lista de favoritos por pouco, mas com certeza vou amar ler os dois livros que dão sequência à história , Point of Retreat e This Girl, que são narrados por Will. A Editora Galera pretende publicar o segundo livro ainda esse ano.

  Leitura super recomendada!

2 comentários:

  1. Oi May,

    Confesso que quando vi a comparação desse livro e de Belo Desastre da Galera Record, eu também quase desisti desse livro. Eu também não gostei tanto de Belo Desastre (mais precisamente, odiei o Travis), mas Métrica parece ser tão bom, até agora só vi pessoas falando muito bem dele. Um livro que está entre os primeiros da minha wishlist, haha.

    Beijos,
    comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu nem queria muito ler este livro, mas depois de tê-lo recebido em parceria, comecei a pesquisar sobre ele e vi que o pessoal vem amando a trama, daí foi nascendo em mim uma grande vontade de lê-lo, será uma das minhas próximas leituras.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, assim que possível retribuirei a visita.
Todas as perguntas serão respondidas aqui.
Beijos