.

.

29 novembro 2011

Resenha: Jogos Vorazes


Autora: Suzanne Collins
Trilogia: Jogos Vorazes - livro 1
Editora: Rocco
Páginas: 4
Ano: 2011
 Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? (Skoob)

 Panem, uma nova nação que surgiu das cinzas do que um dia foi conhecido como América do Norte, é dividida em 12 distritos empobrecidos e uma rica Capital, que controla todo o país de forma cruel e autoritária. Uma das formas de demonstrar todo seu poder sobre os 12 distritos são com os Jogos Vorazes, que são jogos anuais onde um garoto e uma garota de cada um dos doze distritos são sorteados e obrigados a irem para uma arena e lutarem uns com os outros até que somente um esteja vivo.

 No distrito 12, onde morrer de fome é algo comum, Katniss Everdeen uma garota de dezesseis anos, tem que sozinha alimentar a irmã mais nova, Prim, e sua mãe. Ela perdeu o pai muito cedo, mas ele a ensinou a usar o arco e flecha, e por isso (como se tivesse escolha), Katniss começa a caçar na floresta junto com seu amigo Gale, para poder levar alguma comida para casa.

 Tudo estava indo bem até a chegada do dia da colheita (o dia do ano em que os participantes do Jogos são sorteados), Prim é sorteada, mas Katniss assume seu lugar e para piorar mais ainda as coisas, Peeta, um garoto que um dia ajudou Katniss e a sua família é sorteado como o participante masculino. Agora é matar ou morrer, somente um poderá permanecer vivo.

 Um livro de tirar o fôlego, Jogos Vorazes foi uma das minhas melhores leituras do ano, não sei por quê adiei tanto a leitura desse livro.
 Logo nas primeiras páginas, a autora me deixou intrigada mostrando uma nova nação que se ergueu depois de várias guerras. Eu queria saber mais e mais desse novo lugar, dos distritos, onde a população luta diariamente para não morrer de fome. Jogos Vorazes deixa marcas no leitor, ele me fez pensar em tudo, no passado, presente, e até mesmo imaginar o futuro.

 Tudo no livro é bem real, o sangue, as mortes, a fome e a pobreza dos distritos, nada é censurado pela autora, ela expõe tudo para o leitor. Então por isso algumas pessoas podem não gostar muito do livro, ou sentirem-se desconfortáveis com a leitura, mas por favor não estou tentando desencorajar ninguém, na realidade esse foi um dos motivos por eu te amado esse livro (não pelas coisas ruins, mas pela realidade que a autora empregou no livro).

 O livro é narrado por Katniss, que é uma verdadeira sobrevivente, uma prova viva que também existem heroínas, uma personagem forte que só tem a certeza de amar uma pessoa, sua irmã Prim. Também tem o Peeta, que é aquele tipo de garoto que te olha quando você não está olhando, que sabe tudo da sua vida, mas nunca falou com você, romântico e fofo.

 Tem ação, aventura, e uma pitada de romance, essa última foi muito importante (mesmo não sendo a parte principal).
 Leitura mais que recomendada. Não leu ainda? Então não perca tempo pois a leitura é maravilhosa, e o filme já está a caminho!

7 comentários:

  1. Também foi uma das minhas melhores leituras!
    O livro prende demais e a também vejo a Katniss como uma heroína! Achei incrível a capacidade da Suzanne de nos fazer visualizar as cenas e sentir as mesmas coisas que a Katniss!

    Ahh eu já gostava de "Through The Glass" há bastante tempo, eu só fiquei sabendo que o Stone Sour tocou no Rock'n Rio bem depois hehe! Aliás, eu adorei o vídeo quando vi *.*

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ai, sou louca por esse livro! Já tenho o primeiro, mas ainda não pude ler, por falta de tempo :(
    Mas deixa.. assim que me livrar de compromissos inadiáveis, vai ser o primeiro!
    Ótima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. MARAVAILHOSO ! INCRIVEL E TODOS OS ELOGIOS POSSIVÉIS... Este é Jogos Vorazes ") Otima resenha.

    ResponderExcluir
  4. Sim, este livro é ótimo, mesmo, May.
    Estou louca para ler o segundo. *-*

    Bjs.
    ParaísoEmPapel

    ResponderExcluir
  5. Eu PRECISO ler esse livro.
    Só vejo comentários positivos sobre ele. E tbm é bem diferente do que eu estou acostumada a ler. E ainda vai ter o filme, então preciso ler logo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda vou ter a chance de ler esse livro é muito bom ele
    Parabens pela resenha

    Bjocas

    http://amomuitolivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu to morrendo de vontade de ler esse livro, parece ser muito bom!
    Parabéns pela resenha.

    Tem selinho para você no blog!
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, assim que possível retribuirei a visita.
Todas as perguntas serão respondidas aqui.
Beijos